quinta-feira, 23 de abril de 2009

A produção do feltro

O feltro é um material produzido artesanalmente a partir da transformação de pedaços de fibras de lã num novo tecido. Por isso dizemos que o feltro é um "tecido-não tecido", já que ele é feito a partir de um têxtil natural, mas não é a forma natural deste têxtil em si.

A produção do feltro é feita normalmente à mão, com um tear, num processo chamado feltragem. As fibras da lã pura (sem qualquer adição de outros materiais) são friccionadas, prensadas e condensadas. Estas fibras amontoadas é que formarão o feltro, em um processo que é feito de duas formas:

"Neddle felting" – feltro seco com a técnica da “agulha”, esta uma agulha especial que contém uma série de ranhuras. Ao contrário das agulhas conhecidas esta não serve para coser nem fazer laçadas de linha ou lã. A agulha utiliza-se picando as fibras de lã, arrastando-as e pressionando-as umas contra as outras e ligando-as dessa forma, entrelaçando-as. Normalmente utiliza-se a lã cardada (tipo de lã apresentada em manta, de aspecto irregular e normalmente áspero ao toque). Esta técnica é geralmente utilizada para a confecção de artigos decorativos.

Wet felting” – feltro molhado com a técnica de “água e sabão”. Processo em que a fibra natural da lã é estimulada pela fricção e lubrificada pela umidade da água e pelo sabão. Normalmente utiliza-se a lã penteada (lã apresentada em mecha, de aspecto mais regular e macio ao toque). Por sua textura macia, este feltro é bom para ser utilizado em elementos que estejam em contacto com a pele.

Suas diversas utilidades
Por ter características como abafador do som e da luz, funcionar como regulador de umidade, ser um material isolador e um mal combustível, o feltro é utilizado até mesmo em tendas, as chamadas Yourtes, que ainda hoje são os alojamentos tradicionais dos nômades asiáticos.

Além disso, o feltro é reciclável e não suja facilmente, além de ser de fácil manuseio, o que permite que se criem diversos tipos de artigos a partir dele, desde bijuterias, roupas e chapéus, cachecóis, até peças artísticas e ornamentos como mantas e tapetes.

A origem

Vestígios arqueológicos encontrados na Ásia, datados de 600 A.C. podem comprovar que o feltro tenha surgido nessa época. Mas há quem diga que o homem já conhecia a fabricação do feltro muito antes disso.

Há algumas lendas que dizem que o feltro teve origem na Arca de Noé.
Num espaço pequeno com vários animais, entre os quais ovelhas, o calor fazia os ditos animais perderem a lã. Com a ação da urina sobre a lã caída das ovelhas e pela fricção das patas dos animais em cima da mesma o resultado foi um grosso tapete que cobria o chão da arca. Verdade ou não, esta é uma forma de se produzir o feltro, além de ser uma boa história.

11 comentários:

Unknown disse...

Não gostei deste post esta mal escrito.

Bruna Souza disse...

Olá Ana...agradecemos a sua visita ao nosso blog!
Todas as críticas são extremamente bem vindas. Você pode deixar em seus comentários pontos onde considera que devemos melhorar.

Equipe Arte em Feltro.

Sleepless disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Souza disse...

Nossa,tá vendo só, eu mesma não sabia que o feltro era usado pra tantas coisas assim antes de começar esse blog...
Adorei o depoimento!! Agora que vc disse isso vou fazer uma entrevista com vc pro blog!! rsrsrs

bjoss e valeu pela sua visita Chrisss

Luís Delcides disse...

Bruna, parabéns!!!!! Gostei, bem didático e posso enriquecer um pouco mais o meu conhecimento sobre o feltro!!!

bjs,

Bruna Souza disse...

Obrigada Luis!!! =D

Bruna Souza disse...

Obrigada Luis!!! =D

Iara Jacomeli Pinheiro disse...

Legal guria, que aula sobre feltro. Não sabia a metade. Gosto de trabalhar com este material e agora conhecendo mais ficou jóia.
Obrigada.
Abração.
Iara - POA/RS

Anônimo disse...

Boa tarde onde posso comprar feltro em São Paulo com preço baratinho? Obrigado

Anônimo disse...

Por favor enviem telefone ou até endereços de lojas que vendem feltro barato! Tô na maior crise preciso de uma renda financeira e da ajuda de vocês .Obrigado.
lidi.gobi@gmail.com

Unknown disse...

eu queria saber sobre os passos da fabricação!!

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger