quarta-feira, 15 de abril de 2009

“Nunca digo que não sei, não faço!”

Por Patricia Rosseto
Luciene Costa Heitor, 46 anos é artista expositora da Feirarte do SESC há 10 anos, em Santos, litoral paulista. A feira é no bairro do Boqueirão próximo ao shopping Praiamar e a praia da Aparecida.

Após 15 anos de trabalho como técnica em nutrição ela deixou as cozinhas industriais de grandes empresas para se dedicar ao artesanato. Sem nunca ter feito nem um curso de arte e nem corte e costura, ela adquiriu a extinta revista “Faça e Venda” e se interessou por um papagaio feito de feltro. Usou a revista e compôs o animalzinho em feltro.
Desde lá, não parou mais de aperfeiçoar sua arte: “Gosto de eu mesma fazer as coisas..."

Hoje ela conta que vende sua arte para o público em geral, professores que adquirem aventais, fantoches, atores de teatro, os famosos doutores da alegria... E, agora também os amigos de sua filha, que curtem animes e mangás (os animes são os desenhos animados japoneses e os mangás são gibis). Este movimento agrega muitos jovens.

A filha de Luciene chama-se Driade Íris Heitor Rosa e tem 16 anos. Luciene relata que da mesma forma que lia Harry Potter para Driade, hoje, a filha a leva para conhecer e admirar a cultura japonesa.

Hoje a artista cria também em feltro personagens e fantasias retirados dos mangás e animes. A fantasia que fez despretenciosamente para Driade lhe rendeu um prêmio de Cosplay (fantasia de um personagem de quadrinhos).
Mas, não acaba aí. Luciene também ficou em segundo lugar no concurso de moldes de natal do grupo que ela participa na internet o "Feltro e Cia". Assim como outros grupos que Luciene usa para trocar informações, expor trabalhos, fazer amizades, trocar idéias e técnicas com pessoas do mundo todo.

O sucesso de Luciene além de sua dedicação está claramente evidenciado em sua perspicácia: “Nunca digo que não sei, não faço!”.

Você pode encontrar a Luciene na Feirarte em Santos, em frente ao Sesc aos domingos e admirar suas produções em feltro, adquirir ou presentear. Também pode ver seus trabalhos no Flickr. E se quiser conhecê-la, acesse a página do Orkut da filha, Driade.

Nenhum comentário:

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger