Jesus, És Digno de tudo o que sou, pois de Ti vem o meu sucesso, para Ti é a minha vida. És o grande Rei. És incomparável, és tremendo entre os povos. Celebrarei louvores a Ti Senhor. Sou grata por tudo o que tens feito em minha vida. Hoje falo contigo e consigo sentir Sua presença ao meu lado, pois És meu Pai, meu Rei e meu Mestre. Te amo, Senhor. Acima de todos.

De sua filha, Flávia.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Incentivo do Sebrae ao artesanato brasileiro

Apesar de pouco difundido, o Sebrae capacita artistas empreendedores e fomenta o mercado do artesanato.

Nas 27 Unidades Federativas do país, o Sebrae investe em estratégias de atuação que possibilitam o desenvolvimento de cada categoria de artesanato, mantendo os valores simbólicos dos modelos culturais.
As ações empreendidas pelo Sebrae, a partir de 2002, marcaram sua presença em 16,6% dos municípios brasileiros e capacitaram 90 mil artesãos.As ações foram reavaliadas e redesenhadas com a participação de todos os coordenadores estaduais. As experiências bem-sucedidas foram compartilhadas e as abordagens e conceitos nivelados, alinhando-os às estratégias e prioridades do Sistema Sebrae, frente às necessidades das comunidades. O objetivo do Sebrae é fomentar o artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural das comunidades e promove a melhoria da qualidade de vida, ampliando a geração de renda e postos de trabalho.O Sebrae visa com suas ações:

- Ampliar as oportunidades de ocupação e renda;
- Contribuir para a formalização do setor;
- Ampliar o acesso ao crédito e à capitalização;
- Promover o acesso a tecnologias adequadas ao aumento e melhoria da capacidade produtiva;
- Utilizar a inovação como um dos fatores de diferenciação do produto artesanal;
- Promover a educação empreendedora;
- Promover a cultura da cooperação, estimulando a criação e o fortalecimento de associações e cooperativas;
- Promover o acesso a mercados;
- Utilizar o marketing como uma das ferramentas para impulsionar a competitividade;
- Resgatar a cultura como fator de agregação de valor ao artesanato, promovendo produtos com a "cara brasileira”;
- Disponibilizar informações sobre a utilização racional dos recursos naturais, segundo os postulados da legislação ambiental;
- Socializar o acesso às informações e ao conhecimento no âmbito do setor artesanal;
- Articular parcerias para aumentar a participação do artesanato na produção nacional e para o conseqüente fortalecimento do setor.

A integração das ações do Sebrae nos 27 estados prevê o desenvolvimento e a ampliação da capacidade produtiva dos artistas, a melhoria de sua estrutura técnica e da qualidade do produto artesanal, de maneira a incrementar as vendas e, assim, promover sua inserção e permanência no mercado.Situação atual: em aproximadamente 2.700 municípios, foram capacitados 220.000 artesãos. As ações empreendidas marcam a presença do Sebrae em 48% dos municípios brasileiros.
Fonte: Sebrae

2 comentários:

Mauricio disse...

Achei esse texto com linguagem "promocional" e não jornalística. Ficaria muito melhor se vc tivesse entrevistado alguem do Sebrae e não apenas reproduzido os textos deles.

Mauricio disse...

E as meninas que entraram no blog? Não vi nada delas...

Valorize o Artesanato

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger