terça-feira, 19 de maio de 2009

Liberdade é um pedaço do Japão em São Paulo

A Feira Oriental da Liberdade foi criada com o objetivo de mostrar a cultura japonesa para o público brasileiro

Desde 1975, aos domingos, acontece a feira oriental na Praça da Liberdade. A feira foi criada para que os imigrantes japoneses pudessem expor seus talentos artesanais e mostrar a cultura japonesa à população brasileira. Ao longo do tempo o bairro da Liberdade tornou-se um ponto turístico dentro de São Paulo, podendo encontrar pessoas de vários países e de vários estados brasileiros ,com diversidades culturais , gastronômicas, artesanais e industriais.



O bairro deixou de ser um reduto exclusivo dos japoneses. Muitos deixaram de residir na região, mantendo apenas seus estabelecimentos comerciais,com isso passou a ser procurado por chineses e coreanos. Além de lojas, restaurantes e bares orientais, o bairro oferece outros atrativos, tais como a Praça da Liberdade, a qual é utilizada como palco para manifestações culturais, como o Bon odori (dança folclórica japonesa), campeonatos de Sumo, festivais e eventos culturais.


Na feira da Liberdade, podemos encontrar comidas típicas da cultura japonesa, diversos tipos de produtos como: sabonetes, velas, artigos em couro, bijuterias, plantas, esculturas, quadros, artesanato, roupas, livros, jornais, CDs e DVD’s sobre a cultura japonesa.



Com o passar dos anos, a feira tornou-se um local que abriga não só orientais, mas artesãos que queira mostrar seu trabalho. Além da comida típica japonesa, também pode encontrar por lá barracas baianas, como a de acarajé e de sucos naturais, comida italiana, roupas indianas e objetos modernos, que destoam do clima oriental do bairro.
Texto de Loren Lopes

Nenhum comentário:

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger