quarta-feira, 27 de maio de 2009

Artesanato e Ciência. Pesquisar é Artesanato?

Depois de ver o tema e pensar, concordo plenamente. De acordo com o que o escritor trata, publicar aqui no blog também é artesanal.
"Sobre o Artesanato Intelectual e outros ensaios" é o livro de C.Wright Mills (1916-1962), o autor foi um cientista social, foi um dos maiores dos EUA no século XX. Analisando a sociedade americana escreveu livros que se tornaram muito famosos, como em "A Imaginação Sociológica" e "Sobre o Artesanato Intelectual".
Esta coletânea recém-lançada possui os livros acima e ainda outros escritos do autor, inclusive alguns textos que são inéditos em português.
A temática de Mills é rejeitar o que separa o trabalho da vida e defender a idéia que a vida pode enriquecer o trabalho e vice versa, sendo assim todo trabalho pode se tornar artesanato.
“O conhecimento é uma escolha tanto de um modo de vida quanto de uma carreira; quer o saiba ou não, o trabalhador intelectual forma-se a si próprio à medida que trabalha para o aperfeiçoamento de seu ofício.” C. Wright Mills
Este livro é essencial para quem deseja um itinerário intelectual para transformar seu oficio em um momento artesanal, afinal, no dicionário encontramos: O Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato).
Existem também outras literaturas a respeito, como: " A Pesquisa como Artesanato Intelectual", Linda Gondim e Jocob Carlos Lima:










Patrícia Rosseto

Nenhum comentário:

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger