segunda-feira, 22 de junho de 2009

São Thomé das Letras

Em 2001, eu cursava o ensino médio e técnico em turismo no Colégio Alvorada no bairro Vila Formosa em São Paulo. Naquela época, tinha uma paixão enorme pela profissão e me orgulhava muito dela. Tal entusiasmo vinha de uma profª. jovem, alegre, recém-formada chamada Juliana. Eu amava as aulas de turismo todas as quartas e sextas-feiras. Até hoje, tenho a sensação de que aprendi mais sobre turismo no curso técnico do que na faculdade.

A Profª Jú, amava uma cidade do sul de Minas, chamada São Thomé das Letras. Sempre que tinha oportunidade ela falava do misticismo, da paisagem e do encanto que ela sentia ao visitar São Thomé. E assim, ficou em mim uma vontade de conhecer esta cidade.


Tantos anos depois, eu tive a oportunidade de conhecer São Thomé. E o destino quis que eu fosse com meu namorado. Foi perfeito! A paisagem realmente é maravilhosa. Não conhecia o sul de Minas. Cada pedacinho da viagem foi incrível. Ver as montanhas em uma mistura de verde claro e escuro em contraste com o céu azul cheio de nuvens. Lembrar da infância ao tentar imaginar desenhos nas nuvens... que sensação boa! As vacas e os bois no pasto, as flores, as árvores, as plantações de milho, café, trigo e até de girassóis. Lindo demais!



São Thomé das Letras é conhecida pelo misticismo. Há lendas de que a Gruta do Carimbado leva até a cidade peruana Machu Picchu. Dizem também que óvnis passam bem perto dali, devido à altitude: 1.440m acima do nível do mar. Os gnomos também passeiam por lá. Além disso, a cidade encanta pela paisagem natural, pelos prédios históricos, pelas grutas e cachoeiras, trilhas e esportes radicais. O artesanato tão criativo.A hospitalidade e a tranqüilidade. Lá você esquece de tudo! E o tempo simplesmente não passa!



Mas por quê São Thomé das Letras? Nesta região, há extração da pedra São Thomé, um tipo de quartzito. Pedra muito utilizada para construção de piscinas por ser antiderrapante e não soltar lascas. E Letras, deve-se às pinturas rupestres encontradas na Gruta São Thomé e também da imagem do santo.



Como a pedra São Thomé é abundante, praticamente todo o artesanato típico da cidade é feito com esta matéria-prima. Miniaturas da Casa da Pirâmide são encontradas a cada esquina no valor médio de R$ 2,00, acreditem! Além das miniaturas de pedra, encontrei também artesanato em feltro. Infelizmente, como não tive autorização, não pude fotografar os trabalhos. Vi móbiles e muitas camisetas infantis bordadas com feltro. Um trabalho lindíssimo e muito caprichoso. Estes trabalhos custam em média R$ 20,00. Achei um preço muito baixo, devido à perfeição do corte e dos pontos! Uma obra de arte, definitivamente!


E tem mais: pra quem gosta de cozinha mineira vai se deliciar! Na roça, como disse o Seu Antonio, dono da hospedaria onde fiquei, você encontra a deliciosa refeição mineira: frango frito, couve, torresmo, tutu de feijão, arroz branquinho e mandioca frita! Uma delícia! Outra coisa boa da região é a pizza na pedra!!!

São Thomé das Letras ficou na minha lembrança como um dos lugares mais lindos que conheci. E já estou com vontade de voltar. Quem sabe daqui a uns 4 anos...rs!

Onde fiquei: Hospedaria Nascer do Sol
Av. Nossa Senhora do Rosário, 16 – Centro
Telefone: 35 3237-1310

Onde comi:
Restaurante Fazenda Boa Vista (comida mineira)
Restaurante Ximana (pizza na pedra e prato feito)
Restaurante das Magas (pizza na pedra e pratos diversos)

Para mais informações sobre a cidade, visite o Portal São Thomé das Letras.

Beijos!

3 comentários:

Patricia Seabra disse...

Flávia, obrigada por todas as dicas! Vão ser de grande valia.....uma ótima semana pra ti e aguarde novas tentativas..kkkk

Portal São Thomé disse...

Olá Flávia, fiquei empolgado com o texto a acho que você lembrou um pouco a profa, Ju, embora eu não a conheça. Mas, de qualquer forma, nosso muito obrigado pelo carinho que tem por esta cidade que fica aqui no cantinho do céu de minas; vocês sempres serão bem-vindas a terra do bem estar, local onde a natureza preferiu se manifestar de forma generosa, com visão para os intensos vales verdes... E aí? deixou o turismo? Que tal estudarmos a possibilidade de trazer grupos para cá? Sou o admin do Portal São Thomé e aguardo contato caso tenha interesse neste momento. Seja o que for, obrigado, muito obrigado.

Portal São Thomé disse...

www.saothomedasletras.net
www.visitesaothome.com
www.tvpiramide.com

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger