quinta-feira, 26 de março de 2009

Perfil - Érica Fernandes

Por Flávia Cesário

Trabalho com a Érica há 4 anos. Desde o Natal de 2008, percebi que ela tem talento para o artesanato. Alguns dias antes da festa natalina, a nossa colega Lia Fujisawa, chegou em nosso departamento e mostrou uma novidade: uma bota de papai noel feita com feltro para colocar na porta produzida por ela. Uma espécie de guirlanda. Foi um sucesso!
A Érica se interessou e aprendeu a técnica. Desde então, ela cria diveros produtos. Um mais lindo que o outro.
Demos uma pausa em nossas atividades para conversar um pouco sobre o mundo do artesanato.

Nome completo, idade e profissão: Erica Fiorelini Fernandes, 31 anos, Turismóloga

Quando começou a produzir este tipo de artesanato? Quem te ensinou? Comecei no Natal de 2008 fazendo uma bota de feltro. Quem me ensinou foi uma amiga no trabalho.

Onde você compra os materias utilizados na produção do artesanato? Os materiais são comprados em lojas na 25 de Março que eu já conheço.

Qual é o material ou materiais básicos que utiliza em seus artesanatos? Uso feltro, linhas, cola quente, pedraria, fios, e o que mais a imaginação permitir. Depende do trabalho e do objetivo.

A produção dos seus trabalhos é um hobby? Pretende continuar nessa direção ou quem sabe até comercializa-los? Por enquanto, é hobby. Já comercializei alguns produtos, mas em pequena escala. Quem sabe no futuro?!

Destaque uma qualidade pela qual gostaria que fossem identificados seus artesanatos. Gostaria que fossem identificados pelo capricho.

Acredita que o produto que desenvolve te permite inovar e criar enquanto materiais e desenhos? Sim, acredito que sim. A partir de um desenho, eu consigo imaginar um quadro ou em uma bolsinha.

Percebe de maneira positiva que outras pessoas compartilhem desenhos e que estes sejam trabalhados artesanalmente em diferentes formatos e materiais? Sim, claro. Compartilhar é ótimo, pois as idéias fluem. Não vejo problema nisso!

O que acha da facilidade que a internet proporciona na divulgação gratuita do trabalho de diversos artesãos? A internet influencia no estilo de produção? No meu ponto de vista, é internet permite que você observe o trabalho de outras pessoas e posso desenvolver o seu próprio ou até pegar idéias.

O que significa o artesanato para você? Para mim, é uma terapia. Um momento de relaxamento. Além de ser uma óima forma de presentear as pessoas com algo que você fez. Acho importante isso e muito legal!

Quais são as técnicas e materiais favoritos? Em geral, gosto de decoupage em quadros e feltro. Não tenho uma técnica especifica. Eu apenas faço!

Segue abaixo alguns trabalhos da Erica:


Bolsa confeccionada para presentear a filha de uma amiga

Chaveiros que serão entregues como lembracinha de chá de bebê

Minha paixão pelo artesanato em feltro surgiu quando a Érica me ensinou a fazer a capinha do meu celular. Desde então, pesquiso moldes, pontos e idéias para começar a produzir outras coisas. E olha que eu nem sabia costurar um botão, heim?
Vendo tudo isso não dá vontade de aprender e fazer também?

2 comentários:

Mauricio Stycer disse...

Flavia, acho desncessário vc começar o texto do perfil da Érica falando de vcs duas. É importante, em primeiro lugar, falar dela. Acho que cabe a primeira pessoa num blog jornalístico, mas não deve nunca ser mais importante que a informação. Obrigado

Mauricio Stycer disse...

Outra coisa: já pedi, há dois dias, para os comentários não serem moderados.

Copyright © Ateliê Fofurinhas - Todos os direitos reservados
Design by Atelier Linda Lelê | Tecnologia Blogger